Jornalista agredido por segurança do presidente Filipe Nyusi
Segurança do presidente moçambicano agrediu o jornalista desportivo do jornal online Lance Mz. A agressão ocorreu no final do jogo que no sábado opôs Moçambique ao Benim, quando o jornalista colocou uma questão a Filipe Nyusi.
De acordo com o testemunho do jornalista do site desportivo online MZ, a agressão ocorreu durante a conferência de imprensa. Mas, no final do jogo que opôs Moçambique ao Benim, este sábado. O jornalista agredido colocou uma questão ao chefe do Estado, ao mesmo tempo em que filmava com o telemóvel a resposta, a captação da imagem não agradou ao segurança do Flipe Nyusi que arrastou o repórter do local, acabando por destruir o material de reportagem.
O presidente moçambicano desculpou-se e explicou que a agressão resultou de um momento de “euforia”, com a qualificou a selecção dos Mambas. Para o CAN 2024.”Esse é o sinal de um país que está de jejum há muitos anos, mais de uma dezena! Então as emoções são enormes e essas têm que ser compreendidas e entendidas”, argumentou.
O Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, Luís Bitone já veio a condenar a proibição da captação da imagem do presidente com recurso ao telemóvel, mesmo afirmou que esta acção não deve manter, mais sim deve se legislar. O mesmo afirmou: “O que nós estamos a chamar atenção é que o Estado não pode estar alheio ao desenvolvimento tecnológico”.
Várias são as organizações da sociedade civil moçambicanas, como o CDD, e de defesa da classe jornalística, como o MISA – Moçambique, que criticaram a postura da segurança do Presidente da República, sublinhando que mais do que um pedido de desculpas, deve-se indemnizar o jornalista pelos danos causado ao seu material de trabalho.